Alegre-se na esperança

“Disso me recordei no meu coração; por isso tenho esperança”, Lamentações 3.21

Inteligência emocional

É angustiante testemunhar o sofrimento do mundo sem poder intervir para mudar essa realidade. O profeta Jeremias conheceu esse sentimento profundamente quando o povo de Israel se afastou de Deus e enfrentou terríveis consequências. Jerusalém foi saqueada e seu Templo incendiado pelos inimigos, agravando ainda mais a tragédia com a perda de vidas. Os moradores foram brutalmente mortos, os idosos pisoteados pelos soldados caldeus e as crianças arrastadas pelas ruas, enquanto as mães choravam por seus filhos. O cenário era de completa desolação.

Diante da incapacidade de deter tamanho sofrimento, Jeremias chorou amargamente. Ele entendia que a tragédia se desenrolava devido à recusa do povo em ouvir a voz de Deus. No entanto, mesmo em meio à tristeza, o profeta encontrou consolo na compreensão de que, apesar da aflição, aqueles dias passariam, pois ele confiava na renovação diária das misericórdias do Senhor, que jamais se esgotam.

Sendo assim, Jeremias decidiu estancar a sua dor, deixando de alimentar amarguras em sua alma. Ele resolveu buscar consolo em sua memória e isso lhe deu esperança. Por mais triste que seja o cenário vivenciado, precisamos ter em mente que quem alimenta lembranças amargas, acaba enfraquecendo e até mesmo adoecendo. Para avançar é preciso se libertar das tristezas passadas e recomeçar esperando e confiando em Deus.

Querida irmã, talvez você se encontre abatida por ver pessoas amadas sofrendo por não obedecerem a Deus, ou até mesmo a sua mente tem sido assolada por tristes recordações do que fizeram de mal a você. Não é possível mudar o passado, mas se você quer uma mudança, decida dar um basta nesses pensamentos nocivos. Traga à memória o que pode dar a você esperança, ou seja, a Palavra de Deus. Nada é impossível ao Senhor! Comece a ver a vida com os olhos do Altíssimo e Ele transformará a maldição em bênção, em Nome de Jesus!


MqV – Acre


Foto de Lina Trochez / Unsplash