A prudência evita apuros

“Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão...”, 1 Samuel 25.23-24a

Casamento/ Família

Enquanto fugia de Saul, Davi e seus seiscentos homens buscaram refúgio nas terras de um rico fazendeiro chamado Nabal. Estas ficavam na cidade de Maom, ao sudeste de Hebrom. Durante o período em que o futuro rei de Israel e os seus servos estiveram naquela região, mantiveram boas relações com os pastores que ali trabalhavam e protegeram os rebanhos de Nabal contra os ataques de salteadores.

Apesar da harmonia na convivência, quando Davi necessitou de suprimentos e pediu alimentos como troca pelos favores prestados, Nabal se recusou a dar, agindo com desprezo, dizendo: “Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei de onde vêm?”, 1 Samuel 25.11. Tal atitude deixou o filho de Jessé muito indignado, fazendo com que preparasse um ataque para exterminar a todos daquela casa.

Um dos jovens foi até a esposa de Nabal, Abigail, e anunciou o ocorrido. Quando soube o que seu marido tinha feito, ela agiu rapidamente, separando alimentos com fartura e, colocando-os sobre jumentos, ordenou a seus moços que fossem adiante. Ao ir ao encontro  de Davi e seus homens, que já desciam o monte, esta sábia mulher prostrou-se diante dele e aos seus pés se humilhou, assumindo toda a culpa pelo erro de seu cônjuge. A sua súplica foi atendida e a sua casa poupada.

A sabedoria e a humildade de uma mulher impediu que uma tragédia acontecesse e destruísse a vida de inocentes. Inclusive, o próprio Davi reconheceu que Deus a estava usando para impedir um grande mal. Devemos aprender com Abigail a mantermos a paz em nosso lar, mesmo que isso implique em termos que nos desculpar por algo que não fizemos. Precisamos estar atentas e nos empenharmos em resolvermos situações difíceis com calma e coragem. Seja uma mulher prudente e, assim, você evitará que muitos males cheguem até a sua casa.


Marta Lima

MqV – Pernambuco


Foto de Carolina Heza / Unsplash