Como está a sua casa?

“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”, Isaías 38.1

Casamento/ Família

Ezequias foi um dos mais notáveis e bem sucedidos reis de Judá. Ele assumiu o trono, antes ocupado por seu pai, e permaneceu nele por vinte e nove anos. Em seu governo, fortificou Jerusalém, fez obra para garantir o abastecimento de água na cidade, se empenhou em eliminar a idolatria dentre o povo, assim como fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida.

Apesar dos diversos benefícios proporcionados, Ezequias cometeu um erro, pois deixando-se levar pela ilusão do poder e do sucesso, não mais buscou ao Senhor continuamente, como de costume. Ele se acomodou e deixou a sua casa descuidada. Como consequência, contraiu uma doença, que o deixou à beira da morte. Nesse momento, o rei recebeu a visita do profeta Isaías, que deu um recado de Deus, dizendo: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”, Isaías 38.1c.

As palavras do profeta fizeram com que Ezequias se arrependesse e com lágrimas rasgasse o seu coração diante de Deus, reconhecendo que a sua casa estava desestabilizada e negligenciada por conta do seu descuido. Após o concerto, o Senhor ouviu a oração do rei, curou-o e decidiu acrescentar a ele mais 15 anos de vida.

O descuido identificado na casa de Ezequias pode ser encontrado no lar de muitas mulheres hoje. Algumas, que até mesmo zelam pelo cuidado aos que estão de fora, mas a sua casa se encontra uma bagunça. Seja por uma desorganização física, quanto por uma emocional ou moral, em que não há respeito entre ela e os familiares, nem liderança espiritual de oração e de exemplo de serva de Cristo. É preciso nos posicionarmos em sabedoria, para que os nossos sejam atraídos para a presença de Deus e a ordem seja estabelecida em nosso território.


Edinalva Dias

MqV - Roraima


Foto: Unsplash