Faça uma autoavaliação

“... consultai no travesseiro o coração e sossegai”, Salmo 4.4b (ARA)

Casamento/ Família

Em Gênesis 3, percebemos que, após a queda do homem, Deus chamou Adão e Eva para conversar, como já era de costume, mas ambos se esconderam. Posteriormente o Senhor perguntou: “Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”, Gênesis 3.11.

Em vez de admitir o seu erro, Adão culpou a sua esposa pelo ocorrido, dizendo: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi”, Gênesis 3.12. Eva, por sua vez, fez igual, culpando à serpente: “A serpente me enganou, e eu comi”, Gênesis 3.13. Percebemos nessa passagem Bíblica um comportamento muito cometido pelas pessoas: o de culpar o outro.

Precisamos atentar que a Palavra de Deus nos leva sempre a uma autoavaliação, dizendo que cada um deve julgar a si mesmo. Fazer isso não é uma tarefa fácil, pois sempre será mais cômodo defender-se colocando a culpa no outro. Mas, o salmista orienta a consultarmos no travesseiro o nosso coração, demonstramos que dia-a-dia devemos nos examinar.

Culpar os outros e não assumir os próprios erros é algo que tem destruído muitos lares. Se você que ter um casamento feliz, examine-se a cada dia, deixe de buscar a falha no seu companheiro e veja o que você precisa corrigir em sua vida.


MQV - Bahia