Família: um projeto de Deus

“Deus faz que o solitário viva em família...”, Salmo 68.6a

Casamento/ Família

Ao atingirmos certa idade, começa a surgir no coração de muitas de nós o desejo de casar e de ter filhos. O que nem sempre atentamos é que, mais do que um sonho nosso, a constituição de uma família é um projeto de Deus, ou seja, foi Ele quem a instituiu. Quando o homem foi formado, o Senhor viu que não era bom que estivesse sozinho. Por isso, criou a mulher para ser sua ajudadora.

O plano de Deus não acabava por aí. O casal recebeu a incumbência não só de cuidarem-se um do outro, como também de procriarem, a fim de que perpetuassem o gênero humano sobre a face Terra. A formação de uma família não é somente um desejo que surge no coração de homens e mulheres, mas o cumprimento de uma ordenança divina e a oportunidade de desfrutar da companhia de pessoas amadas.

Há um propósito para tudo o que o Senhor estabelece para a nossa vida. Não fomos criadas com o intuito de vivermos para nós mesmas, mas sim de compartilharmos. A família nos ajuda a colocarmos em prática uma série de princípios bíblicos necessários para nos preparar para a eternidade, como o de amar sem buscar nada em troca, perdoar, ensinar, aprender, ter paciência, sabedoria e outras virtudes.

Devemos demonstrar o nosso amor a Deus por meio do cuidado com a nossa família. Jamais podemos nos esquecer de que o manto da Salvação está estendido sobre ela (Atos 16.31). Precisamos pregar o evangelho para os nossos por meio de palavras e atitudes. Em Provérbios 16.3 recebemos a seguinte orientação: “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. Por isso, apresente a sua família diante Deus em oração e creia que você e sua casa servirão ao Senhor Jesus. (Josué 24.15c).


Daniele Duarte

MqV – Sergipe