Na Bíblia, há o relato de uma mulher chamada Abigail, que evitou uma tragédia em sua casa por conta de sua sabedoria. Após a morte de Samuel, Davi partiu para o deserto com alguns de seus valentes. Ao chegarem na região de Maom, lá permaneceram por um tempo e, neste período, agiram como uma espécie de guarda-costas, garantindo a segurança dos pastores e dos rebanhos de um homem chamado Nabal.
Esperando reconhecimento pelo favor prestado, Davi enviou mensageiros a Nabal, solicitando suprimentos e comida. Mas, foi surpreendido pela arrogância do rico homem inconsequente, que recusou qualquer ajuda. Então, o futuro rei de Israel ficou furioso e reuniu 400 de seus homens para matarem Nabal e os de sua casa a fim de vingar a injustiça cometida, considerando-a como uma afronta pessoal.
Neste momento, entra em cena a sábia esposa de Nabal. De forma prudente e ousada, Abigail foi com uma caravana de servos ao encontro de Davi e de seus homens com suprimentos, lançou-se aos pés do futuro rei e, em sinal de humildade e respeito, implorou por misericórdia. Ela expressou profundo arrependimento pelas ações de seu marido e ofereceu os presentes como demonstração de gratidão pelo serviço prestado. Assim, conseguiu aplacar a ira de Davi e evitar uma tragédia em sua casa.
Percebemos que Abigail tinha razões para desejar que o mal chegasse até Nabal, pois ele era rude e perverso. Ela poderia ser vingativa e se beneficiar desta oportunidade. Mas, foi apaziguadora e salvou o seu esposo da destruição. Quantas vezes somos afrontadas pelos nossos familiares e deixamos de interceder por eles. Nós que sabemos a respeito da eternidade, não podemos permitir que os de nossa casa sejam lançados no inferno. Faça a vontade de Deus: lute pela Salvação de sua família! Persevere, pois o seu trabalho no Senhor jamais será vão. A recompensa virá, creia!
Andreza Albuquerque
MqV – Paraná
Foto: Elements Envato