O Senhor não nos criou com o propósito de retrocedermos. Mesmo diante dos piores cenários, Ele não nos orienta a paramos e nem olharmos para trás. Pelo contrário, sempre nos manda avançarmos. Observamos no Antigo Testamento, que após a morte de Moisés, Deus mandou Josué se levantar, passar o Jordão e prosseguir, guiando o povo para a Terra Prometida.
Josué vivia um momento difícil com a morte de seu líder. É possível imaginarmos que, além de estar triste pela perda de um grande amigo, ele se via sem forças para dar prosseguimento ao seu chamado. Humanamente falando, podemos considerar algo compreensível. Mas, Deus não ordenou que ele parasse, mas que se esforçasse, tivesse bom ânimo, porque faria àquele povo herdar Canaã.
Trazendo para os dias de hoje, observamos que muitas mulheres se veem em situação difícil, diante de uma ameaça ao casamento, a família, a saúde ou as finanças e, com isso, se sentem desanimadas de prosseguirem na missão que receberam de Deus. Ficam prostradas, desmotivadas a orar, meditar nas Escrituras e a fazerem a obra. Porém, a ordem que o Senhor nos dá hoje é a mesma que deu a Josué: “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo”, Josué 1.9a.
Querida irmã, Deus nos fez para vencermos! Não para ficarmos prostradas achando que está tudo acabado e não tem mais jeito. O erro de muitas de nós é nos apoiarmos naquilo que sentimos ou vemos, e acharmos que “o Senhor nos entende” e por isso o momento é de pararmos de guerrear, até que as circunstâncias nos sejam mais favoráveis. Porém, não é assim! É o Senhor quem nos faz herdarmos as promessas que tem para a nossa vida. Precisamos nos fortalecer, ter bom ânimo e avançarmos. O que o Altíssimo falou a Josué, diz a você hoje: “Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”, Josué 1.5. Avance e receba a vitória, em Nome de Jesus!
Elizabeth Souza
MqV - Amapá
Foto de Nhi Dam / Unsplash