Resolva as divergências

“E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim”, Gênesis 13.8-9a

Casamento/ Família

Abrão recebeu um chamado de Deus e a orientação que o Altíssimo deu a ele foi: “... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”, Gênesis 12.1. Ele deveria ter levado apenas a sua esposa e os empregados, mas resolveu levar também o seu sobrinho Ló.

Durante um tempo, Abrão e Ló conviveram tranquilamente. Porém, depois começaram a surgir desentendimentos entre os pastores de Abrão e Ló. O patriarca chamou o seu sobrinho para resolver o conflito e a solução mais adequada que ele encontrou foi a separação.

É assim que muitas pessoas costumam resolver os seus problemas. Mas, nem sempre o afastamento é a melhor opção. No caso de Abrão, nem era para ele ter levado Ló com ele, pois essa era a orientação de Deus. Ao ficarem juntos, começaram a ter divergências e cada um foi para um lado.

Da mesma forma, muitas pessoas se casam, mas ao se depararem com as diferenças, em vez de lutarem pelo matrimônio, optam por dormir em outro cômodo, deixam de se falar, ou se divorciam. Porém, fugir do problema para evitar a confusão não é resolvê-lo.

Observamos pelas Sagradas Escrituras que Deus odeia o repudio, o divórcio (Malaquias 2.16). A vontade do Senhor é que o casal converse e se acerte. Só que, infelizmente não é isso que tem acontecido com a maior parte das pessoas.

Após se separarem, Ló passou por problemas maiores do que uma simples briga de pastores e Abrão teve que ajuda-lo. Com isso, entendemos que precisamos resolver os conflitos antes que eles se tornem maiores. Assim, viveremos em paz com Deus e com todos que estão ao nosso redor.


Vanessa Teixeira

MQV - Maranhão