Sabedoria em palavras

"Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua", Provérbios 31.26

Casamento/ Família

“A boca fala do que está cheio o coração”, diz a Palavra de Deus em Lucas 6.45. Isso nos faz concluir que toda sabedoria de uma pessoa flui por meio daquilo que ela fala e, não necessariamente por suas atitudes. O primeiro ponto de contato da sabedoria de uma mulher são as suas palavras.

Aquela que serve a Deus e atenta para a Sua Palavra fala com sabedoria e bondade; sendo uma pessoa doce. Agora, se invertermos a frase, entendemos que: A mulher sem sabedoria pronuncia tolices e, por isso, fala com aspereza; ela é amarga.

Pessoas tristes estão sempre olhando os outros de maneira pessimista. Elas se veem tão frustradas com suas próprias vidas, que a única maneira de se sentirem melhor é criticar e odiar quem está indo bem, colocando os outros para baixo. Tudo é motivo de reprovação aos olhos daquelas que estão consternadas consigo mesmas.

É possível olhar a vida de outra forma, agindo com sabedoria. Não é algo complicado. Basta fazer o oposto daquilo que se tem vontade. Como, por exemplo, se os sapatos no meio da sala estão implorando para que você perca a paciência, não lhes de esse prazer. Coloque-os no devido lugar. É assim que devemos agir em relação a tudo o que surgir em nossa frente.

Seja uma pessoa doce, em vez de “pagar na mesma moeda”. Veja que, quando você age de maneira pessimista, acaba atraindo reações negativas. Então, deixe as frustrações de lado e lembre-se de que você não tem necessidade de vencer em todas as “discussões”. Nem sempre precisará dizer às pessoas que elas erraram e muito menos murmurar. Afinal de contas, sabemos que, quanto mais reclamamos, menos somos ouvidas.

Provérbios 19.13 faz uma comparação interessante dizendo “É um gotejar continuo, as contenções da esposa”.  Se você já se sentiu incomodada por uma torneira pingando, tem uma ideia do quanto isso é irritante. Por isso, precisamos agir com doçura. Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença em uma casa. Uma boa dica é elogiar mais os nossos familiares.

Pense em que tipo de atitude gentil você pode pôr em prática em relação às pessoas que a cerca e surpreenda-se com os resultados!

Andreza Dutra

Pernambuco