Seja edificadora

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”, Provérbios 14.1

Casamento/ Família

É comum ouvirmos pessoas não só praticando, como também repassando para seus filhos conselhos que receberam de suas mães, tias ou avós. Muitas vezes, estas já até partiram para a eternidade, mas deixaram como exemplo a sabedoria para as gerações seguintes. Inclusive em Provérbios 31 observamos uma mulher que, apesar de não ter o seu nome citado, era reconhecida como virtuosa por seu filho e teve os seus ensinamentos registrados nas Escrituras.

O texto bíblico de autoria do rei Lemuel destaca a importância que uma mulher temente a Deus tem para o bom andamento de sua casa. Ela é prudente e zelosa. Busca conhecer a Palavra, ora e transmite com mansidão, assim como pelo seu exemplo, os ensinamentos do Senhor à sua família, fazendo com que esta prospere em todos os aspectos e não caia no mal. O comportamento da mãe deste monarca o orientou a governar o povo que liderava de forma justa, idônea e sóbria.

Só que, na passagem bíblica que estamos estudando hoje, observamos que, enquanto uma mulheres edificam a casa com a sua sabedoria, outras derrubam com o seu comportamento tolo. Estas, infelizmente, acabam destruindo a sua família, por não agirem em conformidade com os ensinamentos de Deus. Sendo assim, agem com desconfiança, brigam, menosprezam o cônjuge, ofendem o marido ou os filhos e, com isso, perdem toda a admiração que podiam conquistar. Seus conselhos, ainda que bons, não condizem com a forma que se comportam e, assim, não ganham muito crédito.

A mulher sábia procura conhecer a vontade de Deus e a pratica; enquanto a tola age por impulso e acaba atrapalhando a obra que o Senhor quer realizar em sua casa. Convido você a refletir sobre qual é o estado da sua família hoje: está de pé ou no chão? A resposta a esta pergunta determinará se você tem sido sábia ou tola. Se a segunda opção for a sua realidade, se arrependa! Não busque culpados, simplesmente reconheça as suas falhas, peça perdão à sua família e busque de Deus a mudança. Creia que o Senhor é poderoso para reconstruir o que se perdeu, desde que você faça a sua parte.


Marta Lima

MqV – Pernambuco


Foto de Jessica Rockowitz / Unsplash