Seja humilde e persevere

“E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada”, Mateus‬ ‭15.22‬‬‬‬

Casamento/ Família

Ficamos tranquilas quando nós e a nossa família estamos bem. A nossa casa é uma das principais riquezas que o Senhor nos confiou e deseja que cuidemos dela com zelo, pois quem assim não o faz está rejeitando a fé. Em 1 Timóteo 5.8 lemos que: “se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”.

A mulher cananeia, citada no evangelho, não foi negligente. Ao observar que a sua filha estava endemoninhada, não hesitou em ir até Jesus, pois sabia que Ele a libertaria. Foi então que ela veio gritando por ajuda atrás do Mestre, que não a respondeu de imediato. Mas aquela mãe foi perseverante e insistiu até ser atendida e a resposta obtida foi: “... Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos”, Mateus 15.26.

Olhando superficialmente para o que o Jesus disse, podemos pensar que Ele foi duro ou até mesmo insensível diante da dor que aquela mulher sentia pelo estado em que se encontrava a sua filha. Contudo, a resposta dada não teve como objetivo ofendê-la, mas sim mostrar que Ele era o Pão da Vida (João 6.48). Com humildade a cananeia compreendeu e alcançou o favor do Senhor.

A lição que estudamos hoje nos traz alguns ensinamentos. Um deles é a importância de cuidarmos com amor de nossa família, não medindo esforços para vê-la bem. O outro é o de sermos mulheres perseverantes para alcançarmos o que buscamos. Entendendo que, mesmo diante de um silêncio momentâneo de Deus em relação a algum problema que estivermos enfrentando, se ficarmos firmes na fé, a resposta virá e a nossa tão desejada bênção chegará.


Amábia Moraes

MqV - Goiás