Tenha atitudes sábias

"Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor , Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue e de que a minha mão me salvasse", 1 Samuel 25.32-33

Casamento/ Família

As atitudes de quem possui sabedoria podem evitar grandes tragédias. A passagem bíblica que estudaremos hoje nos apresenta a história de Abigail, uma mulher formosa e de bom entendimento. Ela era casada com Nabal, um homem com fama de ser duro e maligno em suas obras, que agiu com imprudência ao desprezar uma solicitação de Davi. Tal procedimento deixou o futuro rei de Israel indignado, o que o fez querer matar Nabal e todos os de sua casa.

Em 1 Samuel 25.30-33 observamos uma parte da conversa entre Abigail e Davi, quando esta foi ao encontro dele tomando para si a culpa pelo ocorrido, a fim de alcançar o seu favor. A sábia atitude dessa mulher conseguiu abrandar o efeito da fúria provocada pela arrogância de seu marido. Davi a louvou por seu bom senso, atendeu ao seu pedido e desistiu de vingar-se, enviando-a para casa em paz.

A sabedoria de Abigail fez dela uma mulher vitoriosa e pacífica. Há muitos momentos na vida em que temos a oportunidade de escolher reclamar e lamentar por causa das dificuldades ou caminhar e ir avante com uma atitude correta. Ela tinha inúmeras razões para ficar amedrontada diante das circunstâncias, mas optou por agir com inteligência.

A Bíblia enfatiza a importância da sabedoria da mulher, como por exemplo, em Provérbios 14.1, que diz: “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos”. Precisamos buscar de Deus esta virtude para que não ajamos por impulso tomando decisões precipitadas, zelemos pelo que nos pertence e tenhamos discernimento, sendo edificadoras, não destruidoras.


Ana Paula de Campos

MqV - Ceará


Foto Ben White / Unsplash