Zelo com a família

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”, 1 Timóteo 5.8

Casamento/ Família

Todas nós queremos ter uma família forte, amorosa, servindo a Deus e sendo ricamente abençoada por Ele. Esse é um sonho comum, mas para que seja realizado, não basta só desejarmos. Precisamos agir. Empenharmos-nos por meio da oração e de atitudes que mostrem aos de nossa casa que de fato servimos ao Senhor, dando bons frutos.

Quando meditamos nas Sagradas Escrituras, encontramos, além dos mandamentos, dicas de atitudes que devemos ter para sermos bem-sucedidas em nossa caminhada cristã. Entre elas está o testemunho da santidade do nome do Senhor, que demonstramos por intermédio de nosso comportamento. As nossas ações falam mais alto do que as palavras. Por isso, são imprescindíveis para atraírem pessoas a Deus, principalmente quem convive conosco.

No texto da primeira carta de Paulo a Timóteo, temos uma direção preciosa no que diz respeito à questão do cuidado. O verdadeiro cristão tem zelo pelos seus familiares, como podemos observar no comportamento de Jesus no evangelho de João 19.26-27: “Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa”.

O Senhor nos mostrou que devemos cuidar da nossa família. Caso contrário, estaríamos negando a fé e seríamos “pior do que o infiel”, como nos alertou o apóstolo Paulo. Se queremos uma família unida, então, precisamos empenhar esforços em favor dela. Ainda que os nossos não façam por merecer tamanha dedicação, que nos lembremos de que nós não éramos merecedoras, mas o Senhor Jesus se desfez da Sua Glória e morreu em nosso lugar. Que possamos aprender com Cristo a termos compaixão e assim atraiamos toda a nossa casa para Ele.


Mariza Borges

MqV – Espírito Santo