A conquista exige esforço

“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor , teu Deus, é contigo, por onde quer que andares”, Josué 1.9

Comportamento

Ao longo de nossa vida, não medimos esforços para lutarmos visando a concretização de nossos sonhos. Quantas de nós muitas vezes tivemos que abrir mão de irmos a algum lugar que queríamos ou até mesmo passamos noites em claro estudando, para um dia nos formarmos e exercermos a profissão almejada? Sabemos que todo sacrifício do presente visa uma realização no futuro e é por isso que nos empenhamos em prol do que buscamos.

Da mesma forma que precisamos nos esforçar para conquistarmos os nossos objetivos no tocante ao meio secular, devemos também ter o mesmo comportamento no que diz respeito a vida espiritual. Porém, o que muitas vezes acontece é que não valorizamos este da mesma forma que aquele. Então, passamos anos a fio buscando por uma bênção que o Senhor não nos dá, já que não estamos dispostas a nos empenhar, nem obedecer a Sua direção.

As Escrituras nos mostram que, após sair do Egito, o povo de Israel tinha como alvo chegar a Canaã. Alcançar o objetivo foi desafiador. Aquelas pessoas passaram 40 anos no deserto. Neste tempo, o líder Moisés morreu, competindo a Josué conduzi-las até a Terra Prometida. A responsabilidade da missão dada por Deus exigiria de Josué esforço e coragem. Virtudes que felizmente ele teve e assim ingressou em Canaã.

Querida amiga, não sei quais são as promessas que Deus tem para a sua vida. Mas, se elas não têm se cumprido, certamente a falha não está no Senhor! Veja se você tem desobedecido a voz do Altíssimo em algum aspecto e se você está se empenhado, fazendo a sua parte dentro daquilo que Ele falou ao seu coração. Faça como Josué, se esforce e não tema. Agindo assim, o seu ingresso em Canaã estará mais próximo do que você imagina.


Angelita Ribacki

MqV - Maranhão


Foto de Natalie Pedigo / Unsplash