A sabedoria pode evitar grandes problemas. Um exemplo de mulher que possuía esta virtude foi Abigail, que com discernimento se apressou em resolver uma situação embaraçosa criada por seu marido e assim evitou que uma tragédia acontecesse. Ela e seu cônjuge Nabal viviam na região onde Davi estava buscando refúgio, enquanto fugia de Saul. Nesta ocasião, o futuro rei de Israel e seus homens ficaram protegendo os rebanhos do casal enquanto permaneciam ali.
Mas, quando os mensageiros de Davi foram pedir alimentos a Nabal, este se recusou a ajudar, o que deixou o futuro rei furioso, fazendo com que ele e seus homens intentassem matar Nabal e todos os de sua casa. Quando soube o que seu marido tinha feito, Abigail agiu rapidamente, prostrando-se sobre o seu rosto diante de Davi, e aos seus pés se humilhou, assumindo toda a culpa.
Abigail pediu que seus servos levassem alimentos para Davi e os seus homens, e depois foi pessoalmente até ele implorar por misericórdia. Ao ver o que a sábia mulher tinha enviado, o futuro rei percebeu a sua humildade e atendeu o seu pedido. Logo após o ocorrido, o Senhor feriu a Nabal e este morreu. Em seguida, Davi se casou com a viúva.
Podemos aprender com as atitudes de Abigail que, embora fosse rica e bonita, ela tinha um ponto de vista equilibrado sobre si. Com o objetivo de manter a paz, ela estava disposta a se desculpar por algo que não era culpa dela. Ela resolveu uma situação tensa com rapidez, calma, coragem e discernimento, deixando um exemplo de sabedoria a ser seguido por nós.
Pra. Marta Lima
MqV – Pernambuco