Aja diferente

“Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; ... Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente”, 1 Samuel 1.9-10

Comportamento

Quantas vezes olhamos para as circunstâncias e nos sentimos desanimadas, sozinhas e desesperançosas? A Bíblia nos apresenta a história de uma mulher que se encontrava nessas condições. Ana, tinha o sonho de ser mãe, mas era estéril. Ela vivia triste, chorosa e não comia. Seu marido Elcana a tentava consolar, enquanto sua competidora Penina tinha muitos filhos e a irritava para que se sentisse pior do que já estava.

Um momento de decisão na vida de Ana foi quando esta se posicionou da maneira correta diante da situação em que vivia. Ela se levantou, orou e fez um voto a Deus, dizendo: “Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”, 1 Samuel 1.11b.

O Altíssimo ouviu a oração de Ana e concedeu a ela um filho: Samuel, o qual ela entregou no templo e, posteriormente mais cinco filhos (1 Samuel 2.21). A história desta mulher nos traz o ensinamento de que precisamos conduzir a nossa vida corretamente diante do Senhor, estarmos de pé, orarmos e termos atitudes de fé para vermos a mão de Deus agindo em nosso favor.

Não adianta agirmos religiosamente indo ao templo, fazendo as mesmas orações, se voltarmos sempre do mesmo jeito: cabisbaixas e desesperançosas. É preciso analisarmos nossas posturas enquanto servas de Deus, fazermos as mudanças necessárias e tomarmos as atitudes corretas. Agindo assim, começaremos a desfrutar da vida abundante que Jesus conquistou para nós na cruz do Calvário.


Mariza Borges

MqV – Espírito Santo


Foto de Anatol Lem / Unsplash