Com a morte de Moisés, Deus ordenou que Josué assumisse a missão de guiar os israelitas até a Terra Prometida. Ele precisaria fazer com que o povo passasse pelo rio Jordão e posteriormente vencer o exército dos cananeus. Não era uma tarefa fácil, havia muitos desafios pela frente! Então, o Senhor o encorajou, destacando algumas atitudes necessárias por parte do novo líder.
A princípio, Josué precisaria vencer um inimigo que surgiu em seu interior: o medo. Apesar de parecer algo normal perante aquelas circunstâncias, tendo em vista que até então ele era ajudante de Moisés, e agora assumiria a liderança sobre o povo, o novo sucessor não poderia se deixar dominar por esse sentimento. Pois se isso ocorresse, poderia paralisá-lo e fazer com que desistisse de cumprir o propósito de Deus para sua vida.
Josué entendeu que não poderia temer e nem ficar prostrado, lamentando a partida do seu líder. Ele precisaria se esforçar, ter bom ânimo, ouvir e seguir as direções dadas por Deus. Pois faria aquele povo herdar a Terra Prometida. Mesmo sem confiar em sua capacidade, ele creu e obedeceu a ordem do Senhor. Como consequência, foi bem sucedido em sua missão.
Da mesma forma, Deus tem inúmeras missões para nós e bênçãos para conquistarmos. Só que, por vezes, nos vemos como Josué: receosas, não enxergando em nós os requisitos necessários para cumprirmos o que nos foi confiado ou tristes por alguma razão. Porém, algumas recomendações são imprescindíveis para chegarmos a nossa terra prometida: a de não sermos paralisadas pelo medo, nos esforçarmos e termos bom ânimo. É o Senhor quem nos capacita e requer de nós apenas a obediência a Sua direção, que recebemos por meio da Sua Palavra. Por isso, medite nEla de dia e de noite. Assim, o mesmo Deus que foi com Josué, será com você.
Flávia Santos
MqV - Distrito Federal