Amizades que edificam

“Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos”, Salmo 119.63

Comportamento

Quem de nós não se lembra dos colegas de infância? Seja na vizinhança, na escola, na igreja ou até mesmo entre a parentela, é de suma importância para o nosso desenvolvimento social e emocional contar, desde cedo, com a presença frequente de pessoas que gostamos e que vivem em uma esfera diferente da nossa bolha familiar. Estas nos trazem novos conhecimentos e nos fazem compreender melhor o meio em que vivemos.

Com o passar do tempo, construímos novas amizades e percebemos que a convivência é repleta de desafios. Há quem nos instrua, nos ajude, nos faça companhia, assim como quem nos decepcione e até mesmo traia a nossa confiança. O salmista sabia bem como era lidar com as pessoas. Tanto que, em um momento de aflição, chegou a declarar: “Ninguém merece confiança”, Salmo 116.11b (NVI). Quantas vezes, passarmos por situações que nos fazem pensar da mesma forma?

Não podemos nos precipitar em acreditar que ninguém é digno de confiança, pois isso não é verdade! Precisamos orar, examinar a quem temos considerado como amigos pelos frutos que estes apresentam e, principalmente, entendermos que é Deus quem coloca pessoas boas em nosso caminho. Aquelas que vão nos aproximar dEle e nos influenciar de forma benéfica. Por mais que, às vezes, as aparências nos iludam, as Escrituras dizem que não há nada encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se (Mateus 10.16). O Senhor conhece os corações e não nos deixará enganadas!

Amada irmã, não sei se você tem se sentido desacreditada, após ser desapontada por alguma amiga. Mas, saiba que o que acontece no decorrer da sua caminhada de fé, serve como aprendizado. De fato, algumas amizades precisam ser evitadas, pois nos conduzem ao pecado e até mesmo contrariam a Palavra de Deus (Tiago 4.4). Outras, nos causam feridas boas, como o escritor sagrado define: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos”, Provérbios 27.5-6. Uma amizade que vem de Deus, nos edifica, mesmo que seja por meio de uma repreensão dura, que nos fira agora, para que não nos machuquemos no futuro ou percamos a Salvação. Peça a Deus que dê e mostre a você amigas verdadeiras, que irão lhe acrescentar na fé e zelar pelo seu bem-estar.


Amábia Moraes

MqV - Goiás


Foto de Josue Michel / Unsplash