Atitudes de uma mulher sábia

“Então, uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te cá, para que eu te fale”, 2 Samuel 20.16

Comportamento

Apesar de não revelar o seu nome, a Bíblia nos apresenta uma sábia mulher que foi fundamental para que o seu povo não fosse destruído. Quando um homem chamado Seba se levantou contra Davi, esse homem viajou por várias cidades falando mal do rei. Receoso que este se tornasse um inimigo pior do que Absalão, Davi ordenou que Joabe e seu exército perseguissem a Seba.

Quando Joabe e seus soldados chegaram na cidade de Abel de Bete-Maaca, intentaram derrubar sua muralha, essa sábia mulher bradou solicitando que Joabe a ouvisse e disse a ele: “Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor?”, 2 Samuel 20.19.

Joabe se justificou informando que não tinha o desejo de destruir aquela cidade, mas que algo precisava ser feito a respeito de Seba. Foi então que ela se posicionou e disse: “... Eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro”, 2 Samuel 20.21b. O versículo seguinte mostra que aquela mulher reuniu o povo, que cortou a cabeça de Seba e a jogou a Joabe. Sendo assim, a cidade não foi invadida.

Extraímos três lições importantes nesta história: não devemos deixar o inimigo entrar em nosso território; devemos ser pacíficas e nos manifestarmos evitando guerras e mortes, sejam elas emocionais ou físicas; e que precisamos saber exatamente o que queremos e agirmos de forma objetiva e determinada.

Aquela mulher se mostrou uma grande líder, alguém que se colocou na brecha para resolver problemas. Ao terminar seu diálogo com Joabe ela mobilizou a cidade a tomar uma decisão de salvação. É essa atitude que Deus espera de nós, precisamos mobilizar aqueles que fazem parte do nosso território espiritual a tomar decisões de salvação e de vida. Que você seja essa mulher!


Colaboradora: Sarah Araújo

MqV – Distrito Federal