Atitudes inaceitáveis

“Preparados estão os juízos para os escarnecedores e os açoites para as costas dos tolos”, Provérbios 19.29

Comportamento

Este versículo oferece uma visão clara sobre duas atitudes que Deus condena: a zombaria e a tolice. Ambos os comportamentos trazem sérios prejuízos e afastam-nos do plano do Criador para nossas vidas. Não reconhecer a seriedade das Escrituras Sagradas, distorcendo ou zombando da Verdade é desprezar as consequências de seus atos e abrir brechas para que o inimigo atue em nossas vidas.

Os escarnecedores são aqueles que desrespeitam o que é santo, tratando as coisas de Deus com irreverência e não reconhecendo a seriedade de Seus princípios. A Bíblia nos adverte, no Salmo 1.1, a não nos associarmos a essas pessoas, pois podem nos influenciar de forma negativa. Por isso, devemos tratar o que é santo com reverência e nos afastar de quem não leva Deus a sério.

O tolo, por outro lado, é aquele que age sem refletir sobre as consequências de suas escolhas. A tolice, muitas vezes, leva à dor e ao sofrimento. Como seguidoras de Cristo, somos chamadas a ser prudentes, a agir com sabedoria, avaliando as situações e tomando decisões cuidadosas. Agir com prudência é, portanto, escolher o caminho certo, o que nos coloca em direção a uma vida abundante, longe das armadilhas da tolice.

Devemos refletir sobre nossas atitudes. Estamos tratando as coisas de Deus com reverência e agindo com sabedoria em nossas escolhas diárias? Se a resposta for sim, podemos ter a certeza de que Deus nos guiará a lugares de honra, recompensando aqueles que andam no Seu caminho. Que possamos aplicar essa sabedoria em nossa vida, tomando decisões que honrem a Deus e nos conduzam à Sua paz e prosperidade.


Flávia Santos

MQV - Distrito Federal


Foto de Priscilla Du Preez / Unsplash