Como você tem encarado os problemas?

“Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus”, Josué 14.8

Comportamento

Diante de circunstâncias contrárias, quantas vezes nos sentimos fracas, desanimadas, entristecidas, desencorajadas e chegamos até mesmo a pensar em desistir de lutar? Somos tentadas a acreditar que todos os esforços desempenhados em busca da vitória em alguma área de nossa vida são insuficientes e com isso nos sentimos impotentes. Apesar de comum, esses sentimentos podem ser tóxicos à nossa vida espiritual.

Quando atentamos para a trajetória dos israelitas na conquista da Terra Prometida, observamos que 12 homens espiaram o território que tomariam posse, mas somente Josué e Calebe não se deixaram levar pelas circunstâncias contrárias avistadas lá. Eles sabiam que o Deus fiel os ajudaria e colocaria o povo no lugar que havia garantido dar.

Devemos enxergar os desafios que vivemos hoje com os mesmos olhos de Josué e de Calebe, encarando-os de acordo com as promessas de Deus a nosso respeito e não conforme as circunstâncias adversas que se apresentam diante de nós. Grande parte da solução dos problemas depende da forma como decidimos encará-los: como gigantes ou como pequenos.

Se você tem passado por alguma adversidade que parece ser de difícil solução, não permita que a tristeza domine o seu coração. Creia que, assim como o Senhor foi com Josué e Calebe, será com você para sustentar e conceder a vitória. Faça como a Palavra de Deus nos orienta em Hebreus 10.23, retenha firme a confissão de sua esperança, porque fiel é aquele que prometeu.


Com carinho,

Pra. Mariza Costa Borges

MqV – Espírito Santo