A prudência permite ao ser humano fazer escolhas cuidadosas, a fim de evitar más consequências no futuro. A mulher que possui esta virtude é cautelosa e se prepara com antecedência para lidar com situações delicadas que puderem surgir. Ela vive em comunhão com Deus e age com sabedoria, discernindo a melhor forma para se comportar, agir ou falar.
Por outro lado, a falta de prudência pode levar alguém ao endividamento, a destruição da família, a perda da saúde e até mesmo a morte. Muitas pessoas, agindo por compulsão, se afundaram em compras desnecessárias, que não conseguiriam pagar depois; ou não vigiaram amizades que arruinariam o seu casamento; enquanto outras se envolveram aos poucos em vícios que geraram doenças e hoje se encontram aprisionadas. Isso desagrada a Deus, pois Ele está em busca daqueles que agem de modo sensato para que possa usá-los em Seus propósitos.
Em 1 Samuel 16.17-18 observamos que Saul, sem saber que era uma inspiração divina, pediu aos seus servos que buscassem um homem que soubesse tocar bem a harpa. Um de seus moços indicou Davi, que além de se enquadrar naquilo que o rei estava buscando, possuía outras virtudes e era sisudo em palavras, o que significa prudente. O jovem ruivo, ao perceber algum perigo, já se antecipava para exterminá-lo. Foi assim que agiu com o leão e o urso, que tentaram atacar o rebanho de seu pai, como o gigante Golias, que afrontava o povo de Israel.
O Senhor já observava o zelo do jovem Davi para tomar atitudes certas a fim de evitar problemas. Assim, o escolheu como substituto de Saul no trono. Da mesma forma, Deus olha para o seu proceder, antes de confiar tesouros em suas mãos. Por isso, peça ao Criador que lhe ensine o caminho da prudência, para que você não caia no mal e consiga tomar posse de todos os benefícios reservados para você. Deixo um versículo para a sua meditação: "Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos", Provérbios 8.12.
Angelita Ribacki
MqV - Maranhão
Foto de Muhammad Daudy / Unsplash