Consequências de escolhas erradas

“Então, o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra”, Gênesis 19.24-25

Comportamento

Os habitantes das cidades citadas no texto acima viviam na prática do que era abominável ao Senhor. Apesar da oportunidade que tiveram de se arrependerem de seus pecados, que eram os piores possíveis, a fim de evitar a condenação, o povo preferiu continuar agindo de acordo com o maligno. Assim, fecharam a porta da misericórdia de Deus e sofreram as consequências. Sodoma e Gomorra seriam destruídas e seus moradores mortos.

Foi para este lugar que, um tempo antes, Ló decidiu se mudar em uma escolha precipitada. A fim de resolver a contenda entre pastores, insensatamente optou por se afastar de seu tio Abrão. Logo após, em vez de buscar direção de Deus para saber qual terra deveria se deslocar, preferiu seguir para a planície de Sodoma, que apesar de bela e bem-regada, os seus moradores eram maus. O resultado da lamentável decisão não demorou muito para começar a aparecer.

Em virtude de uma guerra entre as confederações de reis, Ló chegou a ser levado cativo e foi resgatado por seu tio. Essa não foi a única vez que o patriarca precisou intervir por seu sobrinho se encontrar em apuros. Ao tomar conhecimento de que Deus exterminaria Sodoma e cidades adjacentes, Abraão intercedeu a fim de que o Senhor não aplicasse o juízo sobre Ló e a sua família. Deus deu a eles a oportunidade de saírem daquela terra contaminada antes da destruição, porém a mulher de Ló, apegada ao que estaria abrindo mão, olhou para trás e foi transformada em estátua de sal.

Quero trazer aqui um olhar sobre as consequências desnecessárias que podemos sofrer baseadas em apenas uma escolha precipitada. Ló não buscou a direção de Deus e foi para o lugar errado, onde imperavam abominações. Lá foi feito prisioneiro, teve que deixar para trás os seus bens e ainda perdeu a esposa. Querida amiga, por mais atrativa e “imperdível” que possa parecer uma oportunidade, decida não entrar na terra da iniquidade. Rejeite o pecado, pois ele cobrará um alto preço. Ore e espere pela resposta, opte pela santidade e viva a história que o Senhor tem escrita para você.


Marta Lima

MqV – Pernambuco


Foto de Joshua Coleman / Unsplash