Deixando o engano

“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano...”, 1 Pedro 2.1a

Comportamento

No mês passado iniciamos um estudo a respeito do alerta que Pedro dá aos cristãos, a fim de que evitem comportamentos prejudiciais a comunhão com Deus e com o próximo. Começamos refletindo sobre os transtornos gerados pela malícia e hoje vamos analisar o engano, que é um erro cometido pelo agir, falar ou pensar, seja por descuido, ignorância ou propositalmente.

Creio que todas nós um dia enganamos ou fomos enganadas. Certo dia, uma senhora procurou o pastor de sua igreja em busca de respostas, tendo em vista que passou a viver momentos de angústia, após o seu marido descobrir que ela estava encobrindo um erro do filho do casal. Mesmo após ser alertada pelo homem de Deus a respeito das consequências do engano, ela disse que não via problema, por se tratar apenas de uma “mentirinha boa”.

Enganar alguém, ainda que na melhor das intenções, sempre será errado! Na igreja primitiva, os cristãos costumavam vender os seus bens e doar o dinheiro à obra de Deus, passando a viver em comunidade. Essa prática não era exigida pelo Senhor e ninguém era obrigado a obedecê-la. Porém, Ananias e Safira, após venderem uma propriedade, decidiram ofertar só uma parte do valor e mentiram a Pedro, dizendo que haviam entregado tudo o que tinham recebido. O casal não era obrigado a dar nenhum centavo aos apóstolos, mas porque tentaram se passar por generosos e enganaram, acabaram morrendo (Atos 5.1-11).  

Querida amiga, Ananias e Safira perderam a vida, não por causa do dinheiro retido, mas porque acharam que estavam mentindo ao homem, mas na verdade o estavam fazendo a Deus. O engano é uma estratégia que o inimigo usa diariamente na mente tentando nos convencer de que não somos dignas de recebermos as bênçãos que Jesus comprou para nós, tais como a saúde, a libertação e a Salvação. Assim como o famoso “Deus entende, a minha situação é diferente”, para tentar “justificar” práticas pecaminosas. É preciso entender que o Senhor não pactua com as obras das trevas, por isso, não podemos fazer uso das mesmas ferramentas de satanás. Não dê espaço para o engano em sua vida, pois o Senhor é a Verdade (João 10.10)!


Luciana Ribeiro

MqV - Sergipe