Deixando todo fingimento

“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações”, 1 Pedro 2.1

Comportamento

Abordamos anteriormente em nosso estudo sobre 1 Pedro 2.1 os transtornos gerados pela malícia e pelo engano. Hoje, daremos continuidade focando no terceiro item citado pelo apóstolo: fingimentos. Um problema que já afligia a igreja primitiva, mas que tem se intensificado na sociedade atual, principalmente na chamada era digital. As pessoas postam em suas redes sociais fotos de tudo o que fazem ou que simulam fazer com o intuito de receberem likes e curtidas de seus seguidores.

Não há problema em fazer isso, afinal de contas esta é uma excelente forma de comunicação para unir, agregar e nos conectar com o próximo. Mas a questão que precisamos refletir é: aquilo que postamos representa a nossa realidade ou não passa de um fingimento? Muitas pessoas utilizam as redes sociais para ostentar ou simular uma falsa imagem de suas vidas, tentando causar uma impressão mentirosa em quem vê, sem considerar, no entanto, o que o Deus que conhece tudo está pensando a respeito.

Uma das principais preocupações de Paulo era encaminhar os seus discípulos a uma fé avivada e concreta, com objetivo de moldar o caráter de cada um deles a fim de que fossem mais que vencedores nas lutas que enfrentassem (1 Timóteo 1.4-5). Enquanto cristãs, lidamos com este mesmo desafio, pois no mundo espiritual não existe fingimento e nada está encoberto. Em certa ocasião, alguns jovens acharam que podiam enganar um demônio expulsando-o no Nome de Jesus a quem não conheciam, nem obedeciam. A iniciativa foi um fracasso, pois o espírito maligno sabia que eles estavam tentando se passar por quem não eram e os envergonhou fazendo com que fugissem às pressas (Atos 19.13-16). 

Querida amiga, que esse estudo de hoje faça você refletir se você tem se conduzido de forma verdadeira ou mentirosa. É possível enganar as pessoas, mas não ao mundo espiritual e muito menos a Deus. Por isso, não finja ser uma mulher de oração, se você não ora; não finja conhecer a Bíblia, se você não medita; não finja ter uma vida santa, se você pratica o pecado. Se você tem agido de forma dissimulada, tentando demonstrar ser quem você não é, decida mudar. Seja sincera, peça ajuda ao Senhor, que conhece o seu coração e Ele transformará você.


Luciana Ribeiro

MqV - Sergipe


Foto de Rob Hampson / Unsplash