Desfrute do que Deus lhe deu

“E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus”, Eclesiastes 5.19

Comportamento

Muitas vezes, nos encontramos correndo de um lado para o outro em busca de acumular recursos necessários à nossa vida, mas sem encontrar tempo para desfrutar da recompensa de nosso empenho. É fundamental estabelecermos um equilíbrio saudável entre o trabalho e o descanso. Não se trata apenas de conquistar, mas de fazer isso de forma moderada, para que possamos apreciar os frutos do nosso esforço com alegria, e não com frustração.

Salomão foi o homem mais rico e sábio que já existiu. Ele governou Israel em uma época de grande prosperidade e, durante seu reinado, teve a oportunidade de experimentar uma variedade de situações e circunstâncias que contribuíram para sua compreensão da vida e de seus propósitos. Em idade já avançada, escreveu o livro de Eclesiastes, que oferece uma visão profunda sobre as complexidades da existência humana e as questões fundamentais relacionadas aos nossos dias sobre a Terra.

Em suas reflexões, o sábio rei de Israel ressaltou o quão gratificante é para o homem desfrutar com satisfação dos frutos do seu trabalho, pois isso representa uma recompensa pelo esforço dedicado ao longo dos dias. Além disso, Salomão destaca que não podemos esperar apenas que as coisas estejam bem para termos alegria, mas sim reservar tempo para nos divertirmos e extrair o melhor de cada experiência vivenciada.

Quero transmitir a você a mensagem de que não é necessário se sobrecarregar de trabalho apenas para sobreviver. Deus deseja que você desfrute com alegria do fruto do seu esforço. A riqueza concedida a Salomão foi um presente do Criador em resposta ao seu pedido por sabedoria para governar o povo com justiça. Jesus ilustrou essa providência divina ao comparar a magnificência dos lírios do campo que se vestiam melhor do que o sucessor de Davi. Sirva ao Criador com dedicação e creia que, se o Senhor assim veste uma flor perene, muito mais proverá os recursos necessários para os seus filhos alcançarem a felicidade.


Angelita Ribacki

MqV - Maranhão


Foto de Shai Pal / Unsplash