Desprenda-se do passado

“E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”, Gênesis 19.17

Comportamento

Localizadas próximas ao mar Morto, Sodoma e Gomorra ficavam no vale de Sidim, um lugar bonito, fértil e apropriado para plantios. Além disso, possuía poços de betume, substância usada como cal nas construções. Apesar de suas vantagens geográficas e econômicas, as duas cidades se destacaram por um aspecto ruim. A maldade de seus habitantes se multiplicava e o Senhor não podia mais tolerar os pecados tão graves que cometiam.

A iniquidade daquele povo acompanhada da falta de arrependimento fez com que as portas da misericórdia de Deus se fechassem e a condenação fosse inevitável. As duas cidades foram destruídas com chuva de fogo e enxofre. Porém, lá habitavam o sobrinho de Abraão Ló com a sua família. O Senhor enviou anjos para que os tirassem de lá e não morressem, mas um lastimável episódio aconteceu. A esposa de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal.

Não sabemos para o que propriamente a mulher de Ló olhou, mas o que será que ela viu de tão atrativo a ponto de desobedecer à recomendação que o Senhor havia dado para que eles não olhassem para trás: as riquezas, os prazeres do pecado, as amizades erradas...? A resposta não sabemos, mas trazendo para os dias de hoje, observamos muitas pessoas que deixam de seguir as orientações de Deus, porque se recusam a deixar no passado  algo condenado por Ele e insistem em carregar para o presente “pecados de estimação”.

Querida amiga, se você aceitou Jesus como o Senhor de sua vida, mas se recusa a abandonar algum pecado, cuidado! Por mais “vantajoso” que algo possa parecer, se foi condenado por Deus, será maldição! O escritor sagrado nos alerta: “O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado”, Provérbios 13.13. A recompensa é certa para quem obedece às Sagradas Escrituras. Por isso, siga em frente na sua caminhada com Cristo, sem olhar para trás.


Luciana Ribeiro

MqV - Sergipe


Foto de Tamara Bellis / Unsplash