Deus não precisa de ajuda

“E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai”, Gênesis 16.2

Comportamento

A cultura do imediatismo domina a sociedade há muito tempo. A tentativa humana de querer antecipar a concretização das bênçãos de Deus já resultava em problemas desde a época de Abraão, que recebeu a promessa de se tornar pai de uma multidão. Pensando naturalmente, seria impossível isso acontecer, já que sua esposa era estéril e o casal avançado em idade. Os anos se passavam e, como a gravidez não acontecia, nessa linha de raciocínio, Sara resolveu dar uma “ajudinha” fazendo com que o seu marido se deitasse com a sua serva e esta gerasse um filho dele.

Até ai, nada pecaminoso, já que por mais estranho que nos possa parecer, era comum naquela época a mulher estéril garantir a descendência do marido por meio de uma de suas escravas. O problema era que Sara se precipitou elaborando por conta própria um plano para tentar cumprir a aliança de Deus com Abraão. De fato, Hagar deu à luz Ismael, mas este não era o filho da promessa. Como todo erro traz consequências, a atitude impensada de Sara acarretou em discórdias e sofrimento à sua casa, tendo em vista que a sua serva começou a desprezá-la.

Da mesma forma, muitas vezes em meio ao cansaço da espera não temos paciência para aguardar o agir de Deus e tentamos solucionar os problemas o quanto antes e do nosso jeito. Esquecendo-nos de que os planos de Deus são maiores e melhores do que os nossos. O Senhor nos deu liberdade de escolha e não nos impedirá de agirmos como bem quisermos, mas, ainda que lícita, a precipitação tem o seu alto preço e algumas vezes gera consequências irreversíveis, que certamente não compensam.

Minha amada, o Senhor deseja que você seja abençoada em todas as áreas de sua vida. Ele jamais diria a seu respeito algo que não fosse cumprir. No entanto, é necessário ter paciência e seguir a direção dEle, para que nenhum passo errado faça você cair no mal. Ore e espere a resposta divina em todas as oportunidades que surgirem para você. Ao sentir de Deus que está na hora de seguir, avance; se assim não for, espere! A sua obediência determinará o que você receberá do Altíssimo.


Angelita Ribacki

MqV - Maranhão


Foto de Allef Vinicius / Unsplash