Mais um ano se iniciou e com ele surge a esperança de dias melhores, assim como conquistas de metas. Comumente, neste período, montamos uma listinha de objetivos a serem alcançados ao longo dos meses seguintes, tais como perder peso, economizar dinheiro, encontrar um hobby, aprender um novo idioma, passar mais tempo com a família e buscar mais a Deus. Porém, para obtermos o novo, precisamos abrir mão de velhos hábitos, que nos prejudicam e independente de quais forem os nossos alvos, é indispensável que façamos um planejamento.
Paulo tinha uma meta que ainda não havia alcançado (Filipenses 3.13-14). Mas, ele não ficava inerte aguardando que as circunstâncias lhe favorecessem, para que então pudesse atingir o objetivo mais facilmente. Ele se planejou, ou seja, observou o que deveria fazer com os obstáculos que o atrapalhavam e o que precisava para finalmente chegar aonde queria. O apóstolo concluiu que deveria tomar duas atitudes.
A primeira era esquecer-se do que havia ficado para trás. Ele não poderia se desanimar olhando para o que não deu certo no passado, nem se prender a pensamentos comparativos de derrota ou ficar remoendo sentimentos ruins pelas perseguições sofridas. A segunda orientação a ser seguida era a de prosseguir para o alvo. Paulo sabia que surgiriam desafios no decorrer da caminhada, mas ele precisaria se esforçar em vencê-los e jamais desistir.
Talvez no ano passado você não tenha alcançado todos os seus objetivos ou quem sabe até foi um período difícil. Mas, quero encorajar a você a deixar o que ficou para trás e a olhar para frente. Peça a Deus ajuda para superar o que for preciso. Se for necessário perdoar, perdoe. Livre-se dos obstáculos do passado que bloqueiam o seu futuro e avance. Siga em frente e receba as bênçãos que Deus tem para você.
Flávia Santos
MqV - Distrito Federal