Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro

“Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estarão agindo corretamente”, Tiago 2.8 (NVI)

Comportamento

O dicionário Michaelis define a palavra empatia como a habilidade de alguém se imaginar no lugar de outra pessoa, para assim compreender os seus sentimentos, desejos, ideias e ações. Quando nos colocamos no lugar do outro, somos capazes de entender a sua história sem julgá-lo, e assim, sarar as feridas, enxugar as lágrimas e partilhar, ou seja, ter as mesmas atitudes de Jesus.

Por mais que conheçamos alguém, nunca sondaremos o seu coração ou pensamentos. O fato de uma pessoa estar sempre sorrindo, não significa que ela está feliz. Por trás de uma alegria aparente pode existir um choro interior. É surpreendente a quantidade de mulheres que se encontram enfermas na alma, com dores latentes e feridas profundas, mas conseguem disfarçar o que sentem por meio de uma falsa alegria.

Como seres humanos, somos limitados. Só Deus conhece os corações. Porém, para sermos canais do Seu fluir, precisamos ter empatia. Uma pessoa com essa característica procura ouvir e compreender a outra. Com a sabedoria dada pelo Senhor ela lida com as diferentes personalidades com o amor de Cristo, curando e não criando feridas no próximo.

Para não machucarmos as pessoas, devemos analisar as nossas atitudes e palavras. Recebemos do Senhor a missão de curarmos e não abrirmos mais as feridas. Por isso, trate as pessoas bem e dê a elas palavras de ânimo, pois você nunca sabe como elas estão por dentro e Deus pode usar você como remédio para sarar.  Ame o próximo!  


Aucicleide Carvalho

MQV - Piauí