Enxergue à frente

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”, Rute 1.16

Comportamento

Muitas vezes não fazemos ideia de que uma simples atitude nossa pode mudar a história não só da nossa vida, como também de gerações. Foi o que ocorreu com Rute. Ela era descendente dos moabitas, povo que aos olhos humanos estava fadado à maldição, tendo em vista que surgiu como fruto de um incesto praticado pela filha mais velha de Ló.

Apesar de descender de um povo que não respeitava a Deus, tendo práticas estranhas à moral, Rute optou por não seguir os costumes de Moabe. Após ficar viúva, ela decidiu seguir ao Deus de sua sogra Noemi e construir uma nova história. O que essa jovem não sabia era que o fato de ela ir para Belém e servir ao Deus de Israel, iria colocá-la na genealogia de Jesus, como mostra Mateus 1.5-16.

Rute se tornou bisavó do rei Davi e de sua descendência nasceu o Messias, mas tudo isso não aconteceria se ela não tomasse a decisão de seguir a Noemi. Deus tem grandes planos para a nossa vida e, como vê o futuro, quer nos conduzir por um caminho de bênçãos e vitórias. Por isso, assim como essa jovem, precisamos estar sensíveis ao Senhor e não nos deixarmos levar pelo que achamos ser o melhor para nós.

Querida amiga, Deus tem propósitos maravilhosos para a sua vida, mas para vê-los cumpridos, você precisa saber o que Ele quer de você antes de tomar qualquer decisão. Faça como Rute, vá para o lugar da provisão do Altíssimo e siga a direção do único que pode transformar completamente a sua vida: Jesus.


Pra. Mariza Costa Borges

MqV – Espírito Santo