Faça o bem

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”, Gálatas 6.9

Comportamento

Dezembro costuma ser um mês de muitas reflexões, não só pela proximidade do Natal, que gera um clima mais intenso de solidariedade entre as pessoas, como também por ser o período em que o ano se finaliza e nos faz avaliarmos o que fizemos nele e em que aspectos precisamos melhorar.

O amor ao próximo é algo que deve ser praticado não apenas no final de um ano, mas sim todos os dias de nossa vida. Ele é um mandamento ensinado por Jesus. “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”, Marcos 12.30-31.

O amor consiste em alegrar-se com a felicidade de outras pessoas. Quando nos empenhamos em fazer o nosso próximo alegre, temos muitas oportunidades de sermos mais felizes. Assim respondemos às necessidades diárias das pessoas à nossa volta com atos de generosidade, não importam quão pequenos sejam esses gestos.

É importante termos em mente que, quando fazemos o bem a alguém, não devemos alimentar expectativas de receber desta pessoa algo em troca. Mesmo que seja um mero favor. Isso porque quem vive de esperas acaba se decepcionando. Em Mateus 6.3-4 Jesus disse: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. A nossa recompensa vem de Deus, por isso não devemos esperar “aplausos” pelo bem que fizermos.


Andrea Schueng

MqV - Rondônia