Fale com sabedoria

“Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos”, Provérbios 25.15

Comportamento

A Bíblia Sagrada nos adverte em várias partes a respeito do cuidado que devemos ter com o que sai de nossos lábios. Isso porque o mau uso do falar pode gerar consequências ruins. Por outro lado, quando proferimos o que é bom, desfrutaremos da felicidade.

Devemos ser criteriosas na escolha das palavras que usamos e maneira como agimos em nosso dia a dia. Vivemos em um mundo de conflito e intolerância em que as pessoas brigam e deixam de se falar a troco de nada. Mas, fomos chamadas para fazer a diferença. Devemos amar em vez de odiar e semearmos a paz sempre.

Quando refletimos sobre este versículo de Provérbios 25.15 percebemos um princípio interessante a respeito de nosso modo de falar “a língua branda esmaga ossos”. O osso é a parte mais dura de uma pessoa, representa resistência. Por vezes decisões obstinadas e duras como pedras, são quebradas por uma língua branda!

Outro princípio bíblico de sabedoria nos diz que há tempo de estar calado e tempo de falar (Eclesiastes 3.7). Querida filha de Deus, peça ao Senhor para ajudá-la a ser reservada, acalmar suas emoções, agir com discrição e no momento certo.

Deus modela cuidadosamente os detalhes da nossa vida. Há um tempo certo de agir,  mas também existe o de confiar. Aquiete-se enquanto aguarda para ver a mão do Senhor trabalhando em sua vida e creia na Sua fidelidade.


Por sua graça,


Dilene Rodrigues

MQV - Pernambuco


Foto de destaque: Unsplash