Lance a sua rede sobre a Palavra

"E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede", Lucas 5.5

Comportamento

“E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede”, Lucas 5.1-6

Você já entrou em uma loja e viu aquele sapato incrível que tanto deseja a um preço bem abaixo do mercado, sendo que só tinha um par, que coincidentemente é o número dos seus pés? É uma chance única, do tipo “tenho que comprar hoje, porque amanhã pode ser tarde demais!”. Não é todos os dias que oportunidades assim surgem, por isso não podemos deixá-las passar.

Foi assim que entendeu Pedro nesta passagem bíblica que estamos estudando. Mesmo tendo trabalhado a noite toda sem nada pescar, não podia perder a oportunidade que Jesus estava dando quando veio ao seu encontro mandando que ele lançasse a rede novamente. Aos olhos naturais muitos poderiam acreditar que ele nada conseguiria, mas o discípulo decidiu obedecer a voz do Mestre e foi bem-sucedido.

A Pesca Maravilhosa nos faz refletir sobre os recomeços da vida. Muitas vezes nos encontramos desanimadas pelas inúmeras frustrações que já passamos, até que Deus manda fazermos mais uma vez aquilo que já estamos “cansadas de tentar”. Só que agora, do modo certo! Não mais por conta própria, mas pela Palavra de Deus. Não podemos temer e nem duvidar do que o Senhor nos diz. Precisamos somente crer e agir!

Simão entregou a Jesus o barco, ou seja, aquilo que era a sua segurança e o seu veículo de trabalho, indispensável para a extração do seu sustento. Logo depois, o Mestre mandou que o discípulo se afastasse da terra e fosse para o mar alto. Quando estamos próximas ao cenário que nos castiga, em que o inimigo lida com as nossas emoções, caímos! Todavia, quando vamos para o lugar que Deus manda, conseguimos sucesso!

Jamais desista de buscar a Deus e esperar nEle. Lute para ver as circunstâncias contrárias mudarem. Fique firme na fé, porque ela jamais deixará de ser honrada. É um engano acreditar que o Pai não está ouvindo a sua oração. Portanto, permaneça atenta, porque Ele dirá o que falta você fazer para a sua resposta chegar. Vá até o fim, pois o Senhor, em Si mesmo, não tem problemas para operar e lhe conceder a vitória. Ouça a voz de Deus e lance a sua rede ao mar!


Pra. Regiane Cardozo

MqV - Paraíba