Levante-se e reconstrua

"E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios que havia em roda de nós e abateram-se muito em seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra", Neemias 6.16

Comportamento

Você já se deparou com alguma situação em que precisou reconstruir algo imprescindível, que daria muito trabalho? Isso pode variar desde uma simples tarefa, como refazer uma receita que deu errado por falta de um ingrediente importante, até algo mais complexo, como recomeçar "do zero" após alguma circunstância difícil ocorrida em alguma área da vida.

Independente da complexidade do caso, recomeçar pode parecer bastante desanimador, até mesmo porque as incertezas em relação ao desconhecido são um desafio a ser vencido. A Bíblia nos revela em Neemias 1.1-4 que, após Neemias receber a notícia de que os judeus que não foram levados cativos estavam em grande miséria e que o muro de Jerusalém havia sido fendido, além de suas portas queimadas a fogo, ele chorou e lamentou por alguns dias.

Apesar da tristeza pela notícia, Neemias sabia que, por mais caótica que estivesse a situação da cidade, algo precisaria ser feito para que aquele cenário desolador mudasse. Foi então que ele passou a orar e jejuar durante alguns dias, clamando a Deus por restauração. Neemias liderou a reconstrução e enfrentou muitas afrontas dos inimigos, mas se manteve forte e completou a obra em 52 dias.

Reconstruir algo pode parecer muito difícil, pois exige dedicação e esforço dobrado. Mas, uma coisa é certa: a recompensa é grande e certamente vale o empenho. Se você tem precisado recomeçar algo em sua vida, não fique desanimada, nem prostrada. Se coloque diante de Deus em oração, não dê ouvidos às afrontas do inimigo e saiba que o Senhor fará com que a glória da última casa seja maior do que a da primeira (Ageu 2.9).

 

Angelita Ribacki

MqV – Maranhão