Membros uns dos outros

"E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às gentes, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis vossos irmãos ou vender-se-iam a nós? Então, se calaram e não acharam que responder", Neemias 5.8

Comportamento

O individualismo é algo que tem afetado muito a sociedade atualmente. Cada um pensa no bem-estar próprio, deixando as outras pessoas em segundo plano. Percebemos um mundo cada vez mais egoísta, voltado para os valores materiais, esquecendo-se que devemos amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmas.

Em Neemias 5 observamos que alguns judeus começaram a cobrar juros altíssimos de seus compatriotas, quando estes não tinham condições de pagar os empréstimos realizados. Com isso, exigiam que entregassem as suas terras, suas vinhas e até mesmo seus filhos para serem vendidos como escravos, como forma de saldar as dívidas.

Ao tomar conhecimento de tal comportamento, Neemias se indignou muito. Então, convocou os nobres e os oficiais, exigindo que devolvessem aos seus compatriotas tudo o que receberam de forma ilícita, destacando que deveriam tratar os pobres e oprimidos com justiça, pois quem oprime ao próximo afronta ao próprio Deus.

Quem pensa de forma egoísta age como se as necessidades ou opiniões dos outros não importassem e assim desagradam a Deus. Baseada nesse estudo, pergunto: como você tem conduzido o seu relacionamento com pessoas de sua família, sua igreja, seu trabalho e com todos os que a cercam? Convido a você a avaliar a sua vida para verificar se tem se comportado de forma individualista. Caso esteja, pense em quantas oportunidades pode ter perdido por ter rejeitado a ajudar outras pessoas. Lembre-se de que as sementes que plantarmos, colheremos.


Angelita Ribacki

MqV - Maranhão