Mude para ver mudanças

"Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó", Hebreus 11.24

Comportamento

Quando desejamos nos mudar para outro bairro, cidade, ou até mesmo país, procuramos primeiro conhecer o lugar, ver se ele é bom, para depois então decidir se realmente vale a pena morar lá. Mas, ao lermos o livro de Êxodo podemos perceber que, após atingir certa maturidade, Moisés deixou de lado todo o luxo que tinha no palácio e tomou um rumo totalmente diferente do que teria, preferindo ser maltratado com o povo de Deus, a desfrutar dos prazeres do Egito.

Como sabemos, Moisés foi criado na corte do Faraó e se tornou muito sábio. Porém, apesar de todo o conforto que tinha lá, sabia que aquelas não eram as suas raízes. Certo dia, foi visitar os seus irmãos, os filhos de Israel, que trabalhavam como escravos. Ali, se deparou com um egípcio maltratando um hebreu; então, movido por forte senso de justiça, matou o agressor e escondeu o cadáver. Porém, o fato chegou ao conhecimento do Faraó, que intentou tirar-lhe a vida. Assim, Moisés precisou fugir para Midiã, onde se tornou pastor de ovelhas e permaneceu naquela terra por 40 anos.

De príncipe do Egito a peregrino no deserto, Moisés entendeu que era preferível sofrer servindo a Deus, do que passar os seus dias regaladamente na terra do pecado. Ele escolheu mudar a direção da sua vida, deixou para trás o luxo e aprendeu a confiar no Senhor, com quem teve grandes experiências, tornando-se um grande líder para libertar os israelitas das mãos dos egípcios.

Minha amiga, não sei como tem sido os seus dias. Talvez, você queira se voltar para o Senhor, mas teme as perdas que pode sofrer com isso. Observamos que Moisés deixou para trás o conforto que tinha no palácio, se deslocou para o deserto e foi recompensado. Lá, formou família e cumpriu o propósito de libertar o seu povo da escravidão. Quando nos colocamos nas mãos do Criador e compreendemos o nosso chamado, não tememos! Passamos a recusar as ofertas do mundo e a vivermos os sonhos de Deus.

 

Angelita Ribacki

MqV - Maranhão