Independente de nossa idade ou tempo que estamos seguindo a Cristo, todas nós buscamos descobrir o chamado que Deus tem para a nossa vida. Por vezes, podemos nos sentir incapazes de cumprir algumas missões que nos são dadas, principalmente quando nos comparamos a pessoas que julgamos serem mais aptas do que nós. Mas, devemos ter em mente que o Senhor jamais nos enviaria a fazer algo, sem antes nos dar as ferramentas necessárias.
As Escrituras nos mostram uma mulher com muitas habilidades, descritas em Provérbios 31. Porém, ela possuía uma característica ainda mais nobre do que as suas capacidades humanas. Ela era alguém com um caráter repleto de qualidades espirituais que agradam ao Altíssimo e estão alinhadas ao que declaram as Sagradas Escrituras. Entendemos assim, que a virtude dela tem relação com o comportamento correto e íntegro, que estão relacionados ao que ela é. O seu exterior, que são as coisas boas que ela fazia, refletiam o que estava em seu interior.
Da mesma forma, o Senhor sonda o nosso coração e sabe quem somos em nossa essência. Se já fomos renovadas pelo Espírito Santo, exteriorizamos o que Ele tem feito em nosso interior. Então, demonstramos uma firmeza que talvez não percebamos, justamente por ela estar interiorizada. A Bíblia nos mostra uma declaração de Boaz, que disse a Rute: “... toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” (Rute 3.11b). Em outras palavras, a mulher com esse tipo de reputação possui influência, pois tem uma estatura emocional forte e estável. Mesmo Rute sendo discreta, quando chegou à fazenda de Boaz e pediu que lhe dessem do que caísse pelo caminho, seu caráter íntegro se destacava entre os trabalhadores.
A expressão “virtuosa” pode ser entendida também como “valorosa”. As qualidades que a Palavra de Deus define para nós não têm haver com as habilidades que possuímos, mas sim com a essência de quem somos. Independente que nos sintamos ou não preparadas para a obra que o Senhor nos confiou, jamais devemos nos esquecer que Ele tem um bom desígnio para cada uma de nós, como compreendemos por meio de Jeremias 29.11: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” e certamente nos capacitará no chamado que nos der.
MqV - Ceará
Foto de Priscilla Du Preez / Unsplash