Não se precipite!

“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado”, Provérbios 19.2

Comportamento

Uma das características do ser humano é ser imediatista. Querer reagir sem a devida reflexão ou cautela em momentos de tribulações. Observamos claramente nas Escrituras que os apressados ou ansiosos para resolverem algo podem atrapalhar o plano divino. Por isso, não podemos permitir que, nem mesmo a urgência do milagre que precisamos, nos façam tentar antecipar o recebimento do que Deus nos deu, ou usarmos outro método que não seja do Senhor.

A Bíblia Sagrada nos mostram em várias partes que o comportamento apressado de algumas pessoas não foi bem-sucedido. Um exemplo disso está em 1 Samuel 13, em que diante de uma ameaça dos filisteus, Saul se desespera e com isso se precipita, desobedecendo a ordem de Samuel para que esperasse por ele sete dias em Gilgal a fim de que oferecessem o sacrifício juntos. Ao observar que o prazo estava findando, os soldados estavam amedrontados e o profeta não chegara, decidiu oferecer o holocausto sozinho. Tal atitude resultou no declínio de seu reinado.

Saul tentou justificar a sua desobediência a Samuel expondo o terrível apuro que se encontrava e a urgência do momento, declarando: “Agora, descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e forcei-me e ofereci holocausto”, 1 Samuel 13.12. Apesar de hoje em dia as circunstâncias serem diferentes, muitas pessoas usam a mesma justificativa para explicarem as suas precipitações. Recorrem àquilo que Deus não mandou com o intuito de resolverem um problema e, sem saberem, estão criando outro ainda maior.

Querida irmã, o Senhor ouve as suas orações e não se atrasa. Ele opera no momento certo, mas o tempo dEle não é o seu. Quando você age sem a direção do Altíssimo, pode estar abortando o plano que Ele tem para a sua vida. Deus escolheu Saul para reinar, mas a precipitação fez com que a sua trajetória como governante de Israel se findasse.  Se você tem buscado por uma resposta ore, confie e espere! A paz em seu coração é uma das evidências de que você está no caminho certo. Deus está trabalhando em seu favor e na hora certa dará a vitória. 


Luana da Silva

MqV - Ceará


Foto: Pixabay