Moisés tinha consciência de que não ingressaria na Terra Prometida, por ter desobedecido à ordem do Senhor em um momento de ira. Em vez de falar à rocha para que a água saísse, ele feriu-a duas vezes com a vara (Números 20.7-13). Mas, ainda assim orou pedindo a Deus misericórdia. O Altíssimo autorizou que ele visualizasse panoramicamente Canaã, subindo ao monte Nebo. Mas, o ingresso, ficaria por conta de Josué, seu sucessor.
É interessante observarmos em Números 12.3, que Moisés era o varão mais manso que existia sobre a terra naquela época. Mas, sua nobre virtude não o impediu de perder a paciência em um momento em que o povo começou a murmurar, demonstrando ingratidão diante de todos os benefícios recebidos até então. A verdade é que, por mais compreensível que humanamente falando fosse o extravasar da ira que sentiu, o libertador de Israel errou porque não cumpriu a direção dada pelo Altíssimo.
Quantas vezes buscamos uma bênção e agimos corretamente em vários aspectos, mas um simples “deslize” atrapalha no processo do recebimento. Em Eclesiastes 10.1, o pregador destaca que um pouco de insensatez põe a perder toda a sabedoria de um homem, assim como uma mosca morta é capaz de estragar um perfume precioso. Precisamos atentar se estamos obedecendo ao Senhor ou se temos desprezado algum de seus mandamentos e, com isso, sofrido más consequências.
Se você tem orado, jejuado e buscado algo de Deus, que ainda não tenha alcançado, se examine. Veja se não tem desobedecido alguma ordenança do Senhor, achando que não há nada demais nisso, mas que tem lhe atrapalhado de ser abençoada. O Senhor é justo e não pactua com o erro. A soberba, a vaidade, a mentira, o orgulho e o egoísmo são alguns dos instrumentos usados pelo maligno para operar em corações e impedir que os planos do Altíssimo se cumpram. Por isso, decida hoje arrepender-se de seus pecados, a resistir aos ataques do inimigo e a sujeitar-se a vontade do Pai. Creia que Ele operará maravilhas em sua vida!
Elizabeth Souza
MqV - Amapá
Foto de Dulcey Lima / Unsplash