Persevere e vença

“E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli fez atenção à sua boca”, 1 Samuel 1.12

Comportamento

Ana nos dá um grande exemplo de perseverança e temor ao Senhor. Ela era estéril e isso era considerado motivo de grande vergonha perante a sociedade. Inclusive, conforme permitido naquela época, o seu marido Elcana tinha outra esposa, chamada Penina, com quem teve vários filhos.

Por ser mulher, Ana sabia que tinha nascido para gerar; porém, as circunstâncias pareciam contrárias ao plano de Deus para a sua vida. É importante atentarmos que, mesmo sem ter uma Bíblia escrita nas mãos, ela decidiu crer no propósito estabelecido por Deus e perseverou em buscar a face do Altíssimo.

Além de lutar contra as evidências, Ana enfrentava grandes desafios quando ia ao templo orar. No caminho, encontrava a sua rival Penina, que a humilhava excessivamente para provocá-la.  Apesar de entristecer-se muito com a situação, esta serva de Deus insistiu em clamar aos céus.

Perceba que tudo conspirava para que ela desistisse. Como se já não bastassem as afrontas no caminho para a Casa de Deus, agora o próprio sacerdote Eli a teve por embriagada quando ela, aos prantos abria o coração ao Senhor. O maligno sabia que se ela persistisse, alcançaria a vitória, como recebeu e gerou a Samuel.

Quando estamos perto da bênção, muitas coisas acontecerão para tentar nos irritar, desviar do propósito e, assim deixar de buscar a Deus ou até mesmo de ir à igreja. Não podemos deixar de orar, precisamos ser persistentes, que o Senhor nos dará a vitória. A perseverança é uma das principais armas dos vencedores.