Muitas pessoas estão se afastando de Deus devido à soberba. Ela é muito perniciosa, pois faz aqueles que a têm andarem em caminhos ruins e, ao mesmo tempo atrai outros males. Por isso, ninguém deve orgulhar-se de qualquer atributo ou bem que possua, tampouco trazer para si a glória.
Jamais devemos achar que “modestamente” somos as melhores. Porque quando aceitamos esse tipo de pensamento, estamos dando lugar ao engano de que somos superiores às outras pessoas, o que não é verdade. Precisamos aprender com Jesus a sermos não apenas mansas, como também humildes de coração.
Todos os sucessos que obtemos na vida vêm de Deus e só Ele deve ser glorificado. Herodes, por exemplo, acabou sendo comido por bichos porque não deu glórias ao Altíssimo (Atos 12.21-23). Já Davi pediu ao Senhor que o guardasse da soberba e manteve a humildade de coração, mesmo sendo rei de Israel. Como consequência obteve muitas vitórias.
Da mesma forma, devemos pedir ao Senhor que não nos deixe cair na armadilha do orgulho, pois quando o coração se ensoberbece, a fé deixa de atuar. Faça o seu pedido sincero, não perca a forma de serva e seu coração será bem protegido contra todas as astutas ciladas do maligno, e as bênçãos serão derramadas sobre a sua vida.
Pra. Marta Lima
MqV – Pernambuco