Confiar em Deus é obedecer a Sua palavra, independente das circunstâncias. A passagem bíblica que estudaremos hoje aborda três irmãos que moravam na aldeia de Betânia, com os quais Jesus cultivava um laço forte de amizade. No entanto, a proximidade que tinham do Senhor não impediu que a morte atingisse àquela família.
Quando Lázaro, a quem Jesus amava, adoeceu, Marta e Maria enviaram um aviso ao Mestre que, ao receber a notícia, declarou que aquela enfermidade não seria para a morte, mas sim para a glória de Deus (João 11.4). Assim, ele permaneceu ainda dois dias no lugar onde estava. Ao partir para Betânia, Lázaro já estava morto e sepultado.
A declaração do Senhor parecia contraditória para as irmãs de Lázaro, tendo em vista que este foi a óbito. Assim, quando Jesus se aproximou da aldeia, Marta foi ao seu encontro e expressou sua frustração, atribuindo a demora do Mestre, por não ter atendido prontamente ao pedido de socorro que fizeram como responsável pela morte prematura de seu irmão (João 11.21).
Jesus explicou que Ele é a ressurreição e a vida; quem nEle crê, ainda que esteja morto, viverá. Marta concordou, mas algo ainda precisava ser feito. Era necessário remover a pedra da incredulidade e passar a confiar, de fato, no poder de Deus, sem deixar que dúvidas interferissem no processo de transformação para que o milagre acontecesse. Ao obedecer, Lázaro ressuscitou. Se algo se encontra morto em sua vida, decida crer verdadeiramente no Senhor e pare de murmurar ou buscar culpados. Retire o obstáculo e Deus operará!
Mariza Borges
MqV – Espírito Santo
Foto de Moreau Tokyo / Unsplash