Sabedoria do silêncio

"Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios, por sábio", Provérbios 17.28

Comportamento

Quantas vezes teríamos evitado problemas se não tivéssemos utilizado determinadas palavras no calor das emoções? Nossa língua pode nos causar muitos transtornos, se não for dominada. Em Tiago 3.2 está escrito: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”.

Jesus disse que o que sai da boca vem do coração. Os nossos sentimentos são, na maioria das vezes, intensos e poderosos, podendo nos levar a pronunciar palavras indevidas. Mas, não somos seres irracionais. Podemos controlar as nossas emoções e não sairmos falando aquilo que vem a mente sem pensar nas consequências.

Sabendo que a natureza humana milita contra o Espírito, o cristão precisa vigiar para não praticar as obras da carne. O autocontrole é uma virtude que somente o Senhor pode nos dar. Quem tem capacidade de manter a boca fechada diante de algumas situações é visto por Deus como uma pessoa sábia.

Em Mateus 26.63 observamos que o próprio Senhor Jesus permanecia em silêncio em determinados momentos. Se você tem encontrado dificuldade em lidar com a sua língua e isso não tem rendido a você boas colheitas, peça a Deus ajuda. Reconheça sua fraqueza e em oração peça a Ele o domínio próprio.


Andreza Albuquerque

MqV – Paraná