Seja achada fiel pelo Senhor

"Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi; com ele, a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá. O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá", Salmo 89.20-22

Comportamento

Ao contemplarmos as Escrituras, observamos o quanto Davi foi um guerreiro bem-sucedido e temido pelos inimigos. Ele não morreu e nem perdeu membros do corpo em campo de batalha. Ainda jovem, sofreu duras perseguições de Saul, que por várias vezes tentou acabar com a sua vida, mas jamais prevaleceu, pois o Senhor sempre livrava o seu servo. As vitórias desse homem valente todos viam, mas o segredo delas estava no oculto desde cedo e é isso que estudaremos hoje.

Quando Saul começou a proceder de forma errada, Deus procurou alguém para substituí-lo na posição que ocupava. Nessa busca, o Senhor encontrou um jovem sozinho cuidando do rebanho de seu pai com zelo e coragem. Ao ver um leão ou urso atacar uma ovelha, o rapaz ia lá e exterminava a ameaça, confiando em Deus para dar o livramento. Para muitos, Davi era um simples pastor, sem nenhuma experiência em guerra. Com certeza, não chegava a ser considerado como opção para ser o futuro rei. Observamos isso na atitude de Jessé, que nem se preocupou em levá-lo à presença de Samuel, quando este visitou a sua casa.

O que ninguém sabia era que aquele simples pastor no campo possuía todas as características necessárias a um rei. Alguém que não era perfeito, mas orava e confiava em Deus servindo-O fielmente, mesmo sem que as pessoas o vissem ou reconhecessem a importância do seu trabalho. Davi fazia o que era certo, visando agradar ao Senhor para viver em comunhão com Ele e em tempo oportuno foi honrado, sendo ungido para substituir Saul e se tornando o governante mais famoso e amado de Israel.

Querida amiga, talvez você faça o bem pelas pessoas e elas não reconheçam o seu esforço. Davi passou por uma situação parecida, pois estava lá arriscando a sua vida para cuidar das ovelhas de seu pai, que nem cogitou em trazê-lo a presença de Samuel, quando este foi ungir o futuro rei em sua casa. O jovem não ficou triste, nem revoltado, porque o que fazia era para Deus. Da mesma forma, não fique desapontada se as pessoas esquecerem o que você já realizou por elas. Sirva ao Senhor no que faz para os homens e Ele recompensará você, pois vê o que está no oculto e sempre honra os fiéis.


Marta Lima

MqV – Pernambuco


Foto de Joel Valve / Unsplash