Seja diligente e prudente

“Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte”, Provérbios 22.29

Comportamento

Empenho, zelo, prontidão em realizar tarefas são algumas das características de uma pessoa diligente. Quem busca o conhecimento e a excelência para desenvolver a sua missão com eficácia e disciplina aprimora as suas habilidades de tal forma, que se torna perito no que faz. Com isso, acaba se destacando e tornando-se uma referência diante daqueles que o observam.

As características de José nos faz entender, que mesmo com pouca idade, ele já se mostrava diligente. Jacó, seu pai, percebia que tal virtude garantiria ao seu filho um futuro promissor. Porém, a inocência do rapaz não o fez perceber que a honra de Deus à sua fidelidade intensificaria a inveja que seus irmãos tinham dele. Então, a melhor alternativa seria vigiar mais o que falava, mas não foi bem isso o que aconteceu.

Contar para os seus irmãos o sonho que tivera em que feixes de trigo, representando cada um deles se encurvariam diante do seu foi o estopim para agravar o ódio que sentiam e proporcionar a venda de José como escravo ao Egito. Levado para servir na casa de Potifar, capitão da guarda do Faraó, o jovem começou a se destacar pela excelência do trabalho desempenhado. Logo, foi promovido a chefe, se tornando encarregado de tudo o que o seu senhor possuía. Apesar dos transtornos vivenciados após mentiras a seu respeito, o Senhor sempre o livrava e o colocava em posição de destaque.

Quero destacar neste estudo que tudo o que fazemos bem feito será visto e recompensado, mas não só a diligência, como também o cuidado devem nortear a nossa vida a fim de que não nos coloquemos em situações difíceis. Falar demais não impediu José de ser honrado, mas trouxe sofrimentos desnecessários. Precisamos entender que o nosso sucesso não vai agradar a todos, então nada melhor do que ouvir o que o Altíssimo nos revela e ficarmos mais caladas. Deus nos exaltará pelo bom trabalho que desempenhamos, mas enquanto aguardamos a bênção, devemos seguir o conselho de aguardar em silêncio a salvação do Senhor (Lamentações 3.26).


Angelita Ribacki

MqV - Maranhão


Foto de José Ignacio Pompé / Unsplash