Em nossa sociedade, infelizmente, é bastante comum vermos as pessoas menosprezando ou tentando diminuir as conquistas das outras. Isso, além de ser extremamente deselegante, fere os princípios cristãos. O versículo que estamos estudando hoje diz que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
A orientação do Senhor a termos tal comportamento não significa que devemos encenar uma espécie de “peça teatral" para fingir que nos importamos de alguma forma com o próximo, mas sim pôr em prática o amor. Jesus quer que consigamos nos colocar no lugar da outra pessoa; seja uma situação de extrema alegria ou tristeza.
Jamais devemos nos esquecer de que o amor ao próximo é o segundo grande mandamento citado pelas Sagradas Escrituras (Mateus 22.39) e esse sentimento deve ser verdadeiro, demonstrado por atitudes. Quem não consegue praticá-lo ainda não tem o Senhor em seu coração (1 João 4.20).
Na posição de servas de Deus, devemos fazer a diferença nesse mundo, começando com as pessoas que estão próximas a nós. Seja uma mulher empática. Aprenda a celebrar a conquista alheia e a consolar aos que precisam. Tais atitudes, além de manifestar o amor de Deus, farão com que sejamos sempre ótimas companhias para quem está a nossa volta.
Andreza Albuquerque
MqV – Paraná