Trate as pessoas com amor

“E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também”, Lucas 6.31

Comportamento

É maravilhoso sermos bem tratadas e, por isso, comumente nos chateamos quando alguém não age conosco com cordialidade. Muitas mulheres reclamam da situação e com isso discutem e se desentendem com a família, os amigos, os irmãos em Cristo, etc.

Elas fazem isso na tentativa de convencer as pessoas a mudarem, mas não atentam para o segredo que este versículo revela. Não devemos empenhar nossos esforços em punir aqueles que nos contrariam e tentar convencê-los do erro, mas sim ensiná-los a fazer o certo por meio de nosso exemplo.

É o Espírito Santo quem convence o homem de seus erros. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”, João 16.7-8.

Quando temos boas atitudes para com aqueles que nos tratam mal, o Espírito Santo tem “material” para trabalhar, convencendo essas pessoas de que não merecemos ser tratadas de tal forma. Mas, se agirmos com ira, estamos contribuindo para que brigas se intensifiquem.

Lembre-se de que “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados”, Provérbios 10.12. Faça o que gostaria que fizessem a você, olhe com os olhos de Deus e ame o próximo. Assim, certamente você colherá frutos surpreendentes.