Vale a pena esperar

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”, Gênesis 15.1

Comportamento

Abrão foi chamado por Deus num período de sua vida em que ainda não tinha riquezas, notoriedade ou reconhecimento. Ao longo do tempo, ele cresceu em diversos aspectos: desenvolveu sua fé, confiando nas promessas divinas; adquiriu habilidades de liderança ao reunir e guiar seu povo; e tornou-se um homem próspero com rebanhos e servos. Apesar de enfrentar desafios e prosperar, ele ainda se sentia incompleto, pois lhe faltava uma bênção: a realização de se tornar pai.

Embora o Senhor não tivesse prometido diretamente um filho no momento em que o chamou, Abrão expressou sua preocupação sobre a falta de herdeiros, e Deus, em resposta, o assegurou de que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu. Essa promessa não apenas aprofundou a relação de Abrão com Deus, mas também se tornou a base de sua esperança e anseio por um futuro perfeito. Porém, o cumprimento do que lhe fora dito ainda levaria um tempo para se cumprir.

Nesse ponto, muitas pessoas se perdem, incluindo a própria esposa de Abrão, que não soube lidar com o período de espera e entregou sua serva Agar ao marido. Quando as promessas do Senhor parecem demorar a se cumprir em nossas vidas, a ansiedade costuma tomar conta de nossos corações. Isso pode nos levar à incredulidade e a questionamentos que nos fazem perguntar: “Quando isso vai acontecer?”. A impaciência atrapalha a nossa confiança nas promessas divinas.

Para alcançarmos o que Deus tem para as nossas vidas, não podemos nos deixar levar pela falta de conhecimento ou pela incredulidade; nunca se exclua das promessas do Altíssimo por causa do tempo ou das aparentes impossibilidades. Confie plenamente no que Ele garante: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mateus 24.35). A espera pode ser desafiadora, mas a fidelidade de Deus é eterna e Sua promessa se cumprirá no momento certo.


Angelita Ribacki

MqV - Maranhão


Foto de ZSun Fu / Unsplash