A Bíblia Sagrada nos apresenta exemplos inspiradores de muitas mulheres que foram alvo do agir de Deus no recebimento de Suas promessas. A princípio podemos achar que elas tinham algo de especial, mas na verdade eram iguaizinhas a nós: todas passavam diariamente por circunstâncias adversas criadas pelo inimigo, mas quando ouviram ao Senhor e seguiram os Seus conselhos, foram abençoadas.
Rute ficou viúva e partiu sozinha com a sua sogra para Belém, sem saber como seria o seu futuro. Lá, encontrou sustento nos campos de um homem chamado Boaz, com quem veio a se casar. Ester ficou órfã ainda na infância, sendo criada por seu primo Mardoqueu e quando os judeus sofreram perseguição, ela corajosamente intercedeu pelo seu povo junto ao rei, proporcionando o livramento.
Observamos que, assim como nós, essas mulheres enfrentaram batalhas, medos e incertezas. Provavelmente elas foram tentadas a retroceder em muitos momentos, só que não permitiram que os seus pensamentos sabotassem a fé em seus corações e venceram ao depositarem a confiança no Senhor. Da mesma forma ocorre conosco. Podemos nos sentir desanimadas diante de cenários que parecem não mudar ou temerosas quando nos deparamos com ameaças, mas isso é normal.
Precisamos entender que somos uma natureza mista, embora nosso espírito tenha nascido de novo em Cristo, habitamos em um corpo físico. Sendo assim, o inimigo buscará atacar o ponto mais fraco, intentando lentamente minar a nossa fé misturando ela com pensamentos e sentimentos de incerteza, como fez com Jesus no deserto. O adversário tentou colocar dúvida, dizendo: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”, Mateus 4.3.
Em momentos de adversidade, devemos fazer o que a Palavra de Deus manda: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”, Tiago 4.7. O mal só atende e foge, porque identifica que a Palavra de Deus está em nosso coração e não porque estamos tentando resisti-lo em nossa própria força. Todas as vezes que surgirem pensamentos de derrota, lembre-se de que os planos do Senhor para a sua vida são bons e, por isso, nenhum obstáculo prosperará.
Em Cristo,
Ana Paula Rodrigues
MqV - Ceará